Esse é o primeiro texto da série "Leia em 1 Minuto". Série que tem como objetivo abordar assuntos diversos em textos que podem ser lidos rapidamente.
Escrito por Yan Breno Azeredo Gomes da Silva, graduando em geografia pela UFF.
Acredito
que ao se ouvir sobre arte renascentista, alguns nomes importantes surgem a
cabeça, como por exemplo os artistas Leonardo Da Vince, Michelangelo, Bernine
entre outros. Entretanto, há um nome precursor tão importante quanto tais nomes
citados e que a grande maioria das pessoas nunca ouviram falar. Ouso a dizer
que, não fosse tal pessoa, a arte renascentista não seria como a conhecemos
hoje ou até mesmo despertasse mais tardiamente. Refiro-me Giotto di Bondane,
pintor e arquiteto italiano que viveu entre os séculos XIII e XIV, período que
corresponde na história da arte, a arte medieval.
Confesso
que nunca me apresentaram tal pessoa, e por causa disso me surpreendeu bastante
o fato de Giotto ser o precursor do renascentismo na arte. Desse modo, indaguei-me
do porque tal artista não é mencionado nas escolas já que seu papel foi
fundamental no desenvolvimento da arte. Por isso nesse breve texto venho apresentar
um pouco quem foi Giotto di Bondane e sua importância na arte ocidental, sendo interlocutor
entre a arte medieval e a arte renascentista.
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Estatua de Giotto, Galleria degli Uffizi |
Giotto
nasceu perto de Florença, mais especificamente em uma comuna chamada de Vicchio
na região da Toscana na Itália. Um dos primeiros fatos e mais importantes, é que
Giotto é considerado o introdutor da perspectiva na pintura. É importante dizer
que até sua inovação os artistas medievais buscavam mais que criar imagens realistas, mas sim procuravam ilustrar a supremacia e a misericórdia divina através de seus trabalhos. Por
causa disso, Giotto também é considerado o precursor da pintura renascentista,
sendo considerado o elo entre o renascimento, a pintura medieval e a bizantina.
Tinha como característica a humanização, onde as figuras dos santos se
assemelhava com a feição humana, algo que até então não acontecia. Esses santos
“humanizados” era considerados os mais importantes nas cenas, ocupando sempre
posições de destaque na pintura. Desse modo, a pintura de Giotto é proclamada a
uma visão humanística do mundo, que foi cada vez mais se consolidando até o estopim
do Renascimento.
Justiça, Fé e Prudencia. Três dos Catorze afrescos "Vícios e Virtudes" pintados por Giotto presente na Capella degli Scrovegni, consideradas as primeiras pinturas a apresentarem perspectiva na Idade Média.
Um dos seus maiores trabalhos foi a Capella degli Scrovegni em Pádua. Lá ele retrata cenas da vida da Virgem Maria e da Paixão de Cristo sendo realizado entre os anos de 1303 e 1310. É nessa obra que Giotto quebra com as tradições medievais, dando uma sensação vivida a pintura, que mais tarde Michelangelo,
ao visitar a capela em sua juventude compara a pintura a uma peça de teatro. Rege a lenda que Michelangelo estudou a obra de Giotto e se inspirou para a pitura da Capela Sistina em Roma. Giotto produziu outras pinturas igualmente belas a Capella, como o mosaico da antiga Basilica de São Pedro, além de outras capelas em Florença. Há um outra lenda de que o Santo Sudario é obra de Giotto também. Enfim, sem duvidas Giotto é o responsável por abrir o caminho para que os grandes mestre renascentistas trilhassem seus caminhos. Suas técnicas e façanhas influenciaram consciente ou inconscientemente a arte moderna. Acredito que seja de imensa importância o reconhecimento a ele assim como é dada aos seus posteriores.
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"O Beijo de Judas" e "A Lamentação" umas de suas principais obras.
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